Entenda a importância dos espaçadores plásticos para obras com sistema de parede de concreto
Desde a década de 80, os espaçadores plásticos tornaram-se importante ferramenta em obras civis no Brasil no sistema construtivo de parede de concreto.
Por outro lado, com a meta do governo de sanar o déficit habitacional até 2024, houve a necessidade de agilizar os processos construtivos.
O que mais se mostrou veloz na execução, com garantia de cumprimento de prazos, industrialização dos processos e maior controle de qualidade, foram as paredes de concreto, que se viabilizaram com produções em larga escala, velocidade, padronização e planejamento sistêmico.
Neste artigo, iremos abordar as principais funções dos espaçadores plásticos com aplicação no sistema de parede de concreto, apresentando sua importância durante a concretagem.
Mas afinal, qual a função dos espaçadores plásticos para parede de concreto?
No sistema construtivo, a principal necessidade é agilizar a produção de habitações em larga escala.
Os espaçadores, ou distanciadores plásticos, possuem formatos que permitem a vazão do concreto entre suas nervuras, de modo que as paredes e as lajes sejam completamente preenchidas.
De fácil fixação nas armaduras, as peças possuem encaixes de design exclusivo que impedem seu deslocamento durante a concretagem, evitando dessa maneira possíveis patologias e retrabalhos.
Os espaçadores plásticos aplicados em armaduras horizontais, garantem o cobrimento de concreto afim de evitar que a malha de aço, encoste na fôrma das lajes.
O cobrimento de concreto é a distância nominal à face externa do estribo e a face interna da fôrma. E, se determinado corretamente, conforme as condições estabelecidas na ABNT NBR 6118/2014, evitam os efeitos nocivos da corrosão e garantem a resistência do elemento estrutural.
Já, os modelos aplicados nas paredes, garantem a centralização das armaduras, entre os painéis, e evitam que os conduítes se movam durante a concretagem impedindo que encostem nas fôrmas.
Tipos de espaçadores plásticos para parede de concreto
1. Espaçador Plástico Circular
Pode ser aplicado em pilares, laterais de vigas, paredes de concreto e pré-moldados. A quantidade varia de 4 a 5 peças por m², aplicadas de maneira intercalada nos estribos (nunca na ferragem principal).
2. Espaçador Plástico Cadeirinha
Pode ser utilizado em armaduras horizontais, como lajes, fundo de vigas e pré-moldados.
Os modelos cadeirinhas, devem ser especificados conforme os tipos de lajes (armada ou protendida) e bitolas das armaduras.
Se posicionado de maneira intercalada, este tipo de espaçador garante que os cobrimentos sejam mantidos durante a concretagem devido a carga recebida de aço, concreto e movimentação de pessoas.
Sua quantidade pode variar de 4 a 5 peças por m².
3. Espaçador Plástico Centopéia
Também conhecido como “multiapoio” e lacraia, o modelo centopéia é indicado para armaduras horizontais, como o exemplo citado anteriormente. Porém, esta peça é maciça, sendo mais resistente a elevadas cargas.
Ela deve apoiar pelo menos dois pontos das armaduras. Quando utilizado o modelo multiapoio, indica-se 1,5 peças por m².
Importância dos Espaçadores Plásticos para Parede de Concreto
Os espaçadores plásticos ajudam a manter a segurança estrutural da edificação ao longo de sua vida útil preservando os quesitos básicos previstos na Norma de Desempenho – ABNT 15.575 – Desempenho Estrutural.
Além disso, contribuem ainda para manter a qualidade e estética do concreto acabado, evitando a exposição das armaduras, eletrodutos e mangueiras plásticas de elétrica, embutidas nas paredes.
De acordo com especialistas, a utilização dos espaçadores plásticos no sistema de parede de concreto tem particularidades simples, mas de grande importância.
“Os espaçadores plásticos devem auxiliar no posicionamento das fôrmas para garantir o recobrimento da armadura na espessura da parede pós-concretagem, evitando os efeitos nocivos da corrosão”, declara Engº Fábio Carrá, Gerente de Contratos da Fujita Engenharia Ltda.”
Para garantir o correto cobrimento de concreto com espaçadores plásticos, procure por soluções inovadoras para construção civil, a fim de atender suas obras com precisão e qualidade.
Vale lembrar que, todos os parâmetros de cobrimento de concreto, são descritos no projeto estrutural de cada empreendimento, sendo determinados de acordo com a taxa de agressividade do ambiente conforme ABNT NBR 6118/2014 (Projeto de estruturas de concreto – Procedimento).
Para mais informações, consulte o projetista e o engenheiro responsável pela obra.
Solicite suporte de quem realmente entende do assunto!