Espaçador Circular para Fundações: O que é e para que serve?

Conheça as utilidades do espaçador circular para fundações no cobrimento ideal do concreto, sem correr o risco de desgaste do aço

Todo sistema construtivo possui etapas e cuidados fundamentais para assegurar a plena edificação do projeto. A utilização de espaçador circular para fundações é um exemplo disso.

Os espaçadores possuem grande importância durante a execução das estruturas. São peças necessárias para garantir o correto posicionamento da armadura da fôrma e assim, o adequado cobrimento do aço com o concreto.

Este tipo de proteção é capaz de evitar futuros problemas que podem comprometer a estrutura, como o processo de corrosão.

Continue lendo o conteúdo e saiba como o espaçador circular para fundações é utilizado para corrigir e alinhar o cobrimento das armaduras. Acompanhe a seguir!

O que é e para que serve o Espaçador Circular para Fundações?

Conhecidos também como distanciadores, os espaçadores são extremamente importantes para assegurar o posicionamento das armaduras no centro das fôrmas e com isso, garantir o adequado cobrimento das estruturas.

O espaçador circular para fundações pode ser confeccionada em diversos materiais,

como concreto, metal ou plástico de alta densidade.

O tipo mais buscado pelos empreiteiros é o de plástico. Justamente por já serem prontos para uso direto na obra e facilitar o processo de concretagem, além é claro, da economia considerável com baixo custo.

De acordo com a opinião de Marcelo Scotini, gerente técnico da construtora Tenda, “o espaçador feito em obra é mais vantajoso para situações personalizadas, quando as opções comercializadas não atendem às especificações do projeto. O espaçador mais viável, devido ao preço, é o feito de plástico”.

Isso porque, os espaçadores de concreto moldados na obra necessitam de um certo tempo para o endurecimento do material até sua utilização.

Tipos de Espaçador Circular para Fundações

No mercado, existem vários formatos de espaçadores e normalmente, são comercializados de acordo com o cobrimento que se deseja atingir.

Confira a seguir os tipos de espaçador circular para fundações e entenda em quais sistemas as peças podem ser aplicadas:

1- Distanciador plástico circular tipo “rolete”

Pode ser utilizado em laterais de vigas, paredes de concreto e pré moldados.

Este distanciador é indicado para fundações, como: estacas moldadas ‘in loco’, tubulão, parede diafragma, caixa e bloco.

A espessura da peça permite maior área de contato com o solo, deslizando os elementos com mais facilidade.

2- Distanciador plástico com garra

Este modelo de espaçador circular para fundações pode ser utilizado em laterais de vigas, paredes de concreto e pré moldados.

A peça fixa-se as armaduras com precisão: suas hastes eliminam a necessidade do ponto para prendê-lo no aço. Resistente a cargas elevadas, garante excelente estabilidade devido ao seu formato.

3- Distanciador tipo cadeirinha

É indicado para uso em armaduras horizontais, como lajes, fundo de vigas e pré moldados.

Esse tipo de acessório deve ser quantificado de acordo com as dimensões e peso das armaduras, e deve ser posicionado de modo intercalado sob as armaduras.

4- Distanciador tipo centopeia

O produto é indicado para armaduras horizontais, como lajes, fundo de vigas, sapatas e pré-moldados.

Resistente a elevadas cargas, cada peça deve apoiar pelo menos dois pontos das armaduras.

Onde o Espaçador Circular para Fundações deve ser aplicado?

É preciso ter em mente que, independentemente do tipo do produto, o objetivo principal é garantir o cobrimento, posicionar e centralizar armaduras.

Além do que, a mesma fôrma pode apresentar tamanhos diferentes para determinados estágios de cobrimento de concreto para o aço.

Por isso, ao adquirir o espaçador circular para fundações é essencial observar itens que incrementam o produto, como é o caso de hastes e molas que auxiliam na fixação da peça no gradil. Sem contar com o nível de cobrimento proporcionado.

O uso dos espaçadores pode ser dividido em três principais momentos:

  1. Usados para separar a armadura da fôrma e garantir o cobrimento adequado do aço;
  2. Separar as armaduras entre si e proporcionar uniformidade na distribuição do aço;
  3. Empregues para separar uma fôrma da outra (usado em paredes) para que elas não abram, são os chamados espaçadores de fôrma ou tensos.

Cuidados de execução

Os espaçadores garantem o cobrimento e integram a montagem dos sistemas de armaduras, com sua quantidade variante de acordo com o tipo de aço usado na fôrma.

Exemplo disso são aços mais rígidos, que necessitam de menos espaçadores.

Com isso, em média, usa-se quatro espaçadores por metro quadrado de armadura tendo a instalação executada pelos trabalhadores que realizam a armação de aço.

Em lajes, os espaçadores menores são fixados na ferragem positiva. Já nas negativas, as peças são mais alongadas para garantir o cobrimento exato.

Nas paredes, o espaçador circular para fundações são manipulados ao longo da ferragem para auxiliar na movimentação do concreto na vertical e não deixar a tela fugir do local.

Cada aplicação acontece de uma maneira diferente durante a edificação, podendo ser fixados pelo próprio profissional ou em alguns casos, irá ser necessário o auxílio de um alicate ou uma turquesa para um travá-lo com firmeza.

Riscos de um uso inadequado

Como todo elemento construtivo, o espaçador circular para fundações requer certos cuidados para evitar acidentes sérios no projeto.

Os acessórios devem ser distribuídos de maneira que toda a armadura receba o cobrimento suficiente para suportar as movimentações de trabalhadores e materiais, durante o processo.

Quando ocorre o inadequado posicionamento ou o uso de uma quantidade inferior ao necessário, há grandes chances de haver o deslocamento e até mesmo o esmagamento total da peça.

O risco é ainda maior no comprometimento de sua função, e consequentemente, na qualidade do elemento estrutural.

Optar pelo uso do espaçador circular para fundações garante a durabilidade e a integridade da armadura de aço, aumentando assim, sua vida útil.