Conheça as certificações que incentivam a sustentabilidade na construção civil
A sustentabilidade na construção civil é uma pauta que se faz ainda mais presente diante o desafio de trabalhar da melhor forma com entulhos e resíduos gerados nos canteiros de obras.
Além da extração de matéria-prima nociva nos materiais e produtos, o consumo elevado de energia elétrica pode causar um impacto gigantesco no meio ambiente.
Mas você sabia que existem certificações que incentivam boas práticas na construção de edificações residenciais e comerciais? É sobre isso que iremos explicar hoje neste conteúdo, acompanhe agora mesmo!
Construindo um futuro saudável com o GBC Brasil
O GBC Brasil (Green Building Council Brasil) é um órgão não governamental idealizado para fomentar a indústria de construção sustentável em território brasileiro, tanto para atuação do governo quanto para a sociedade civil.
Fundada em 2014, a organização busca a capacitação técnica de profissionais, disseminação de informações, práticas e conhecimentos e promoção de processos de certificação.
Hoje, o GBC Brasil conta com o suporte de 800 empresas dos mais variados segmentos – como construtoras, bancos e incorporadoras – que têm um posicionamento ecologicamente correto e socialmente justo.
Além de adotar as práticas de green building em suas instalações ou ofertam materiais e produtos ecologicamente viáveis.
O Brasil é o quarto no ranking mundial de construções verdes, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Emirados Árabes.
Os 4 pilares do GBC Brasil
Informação– Compilação e divulgação das melhores práticas incluindo tecnologias, materiais, processos e procedimentos operacionais.
Relações – Atuação proativa junto a organizações governamentais, a promoção de políticas públicas no setor da construção sustentável.
Certificação – Promoção de certificação internacional utilizada em 143 países.
Educação – Capacitação profissional através do Programa Nacional de Educação que já conta com a participação de mais de 70.000 adesões.
Selos do GBC Brasil para a construção civil
O movimento possui quatro níveis que incentivam o aperfeiçoamento dos resultados e a agilidade na execução dos projetos: Verde, Prata, Ouro e Platina.
O intuito é promover a transformação da indústria da construção civil por meio de estratégias voltadas para alcançar os seguintes objetivos:
– Aumento da saúde e bem-estar dos moradores;
– Suavização das mudanças climáticas no mundo;
– Preservação e recuperação da biodiversidade e serviços ecossistêmicos;
– Proteção e restauração de recursos hídricos;
– Construção da economia verde;
Aumento da comunicação e educação, contribuindo para a equidade social, a justiça ambiental e uma melhor qualidade de vida.
Ao alcançar essas metas é possível reduzir custos operacionais, fazer o uso consciente da água, controlar a emissão de gases CFC, além de criar espaços mais saudáveis e produtivos.
Conheça a Certificação LEED
Criado em 1993, o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um forte e reconhecido indicador de sustentabilidade no mercado.
Através de um sistema internacional de certificação e orientação ambiental, o LEED pode ser aplicado em todos os tipos de edifícios. Seu objetivo é incentivar a transformação dos projetos construtivos e obras com foco total na preservação do meio ambiente em todos os processos.
Utilizado em mais de 160 países, o LEED possui cerca de 504 projetos certificados no Brasil. Isso quer dizer que, para uma construção obter essa certificação, ela deve ser avaliada em oito aspectos e pré-requisitos obrigatórios que garantem pontos durante a avaliação.
Categorias avaliadas
Os empreendimentos que buscam a certificação LEED são avaliados nas seguintes categorias:
Além disso, existem quatro níveis de conquistas que reconhecem a iniciativa e trabalho de um empreendimento para a sustentabilidade na construção civil, são eles:
Certificado: 40 – 49 pontos
Silver: 50 – 59 pontos
Gold: 60 – 79 pontos
Platinum: 80+ pontos.
Os níveis da certificação servem para avaliar de fato os espaços sustentáveis nas edificações, a qualidade do ambiente interno, os processos e materiais utilizados, bem como a eficiência no uso da água e as inovações para tal.
Reduzir, Reutilizar e Reciclar ♻
As ações do R’s da sustentabilidade são fundamentais para diminuir os impactos na natureza e ainda, promover a economia de recursos naturais por meio da redução, reutilização e reciclagem.
Reduzir consiste na diminuição do uso de insumos, como: água, combustíveis e materiais de construção. O que contribui para a redução drástica de lixo.
Reutilizar é o ato de prolongar a vida útil de algum elemento, dando-lhe uma nova função. O exemplo mais comum é a reutilização de água, que pode ser usada em descargas ou até mesmo na limpeza de máquinas.
Reciclar é a prática de transformar e reinventar algo já usado em um item novo. Quando falamos em sustentabilidade na construção civil, a reciclagem é presente na separação de lixos e materiais, como papel, vidro e metais, que podem ser usados como matéria-prima para outros materiais.
A saúde do planeta está em nossas mãos. Pensar em meios de preservá-lo é o primeiro passo, vamos juntos lutar por uma sustentabilidade mais presente no meio construtivo! 🌎🌱