Tipos de espaçador circular para fundações

Conheça a funcionalidade do espaçador circular para fundações e seus respectivos modelos para edificar com segurança!

O espaçador circular para fundações é uma peça fundamental na construção civil, pois garante o correto cobrimento da armadura com a distância necessária entre as fôrmas.

Conhecida também como distanciador, esta peça permanece fixa na estrutura de ferragens após o processo de concretagem. Desse modo, proporciona-se um excelente alinhamento e acabamento das armaduras.

Vamos entender melhor para que serve, os tipos e a aplicação de um espaçador circular para fundações?

Para que serve o Espaçador Circular para fundações

Os espaçadores circulares servem de base para manter o distanciamento mínimo entre das fôrmas para assegurar um alinhamento impecável durante a concretagem.

Além disso, os dispositivos garantem o cobrimento correto de laterais de vigas, parede de diafragma e estacas de concreto de pré moldados.

Obter um cobrimento preciso, assegura maior durabilidade ao projeto. Uma vez que protege efetivamente a armadura dos efeitos da corrosão e impactos naturais que podem comprometer as fundações de uma obra.

Mas afinal, o que são Fundações?

Podemos entender como fundações, elementos responsáveis por distribuir o peso de uma edificação para o solo de forma segura, sem provocar ruptura do terreno ou problemas como rachaduras ou deslizamentos.

Este tipo de alicerce será definido a partir da intensidade da carga e da profundidade da camada resistente do solo. Ou seja, é imprescindível contar com o auxílio de um engenheiro nesse momento.

Com as informações do terreno em mãos, o profissional irá analisar a carga da obra e as características do ambiente para encontrar a solução que atenda todas as normas de segurança.

Sem contar o benefício de obter um prazo de execução menor com materiais de qualidade e se possível, de baixo custo.

Tipos de Fundações

Existem dois grupos de fundações compostos por:

Fundações superficiais (ou rasas) – blocos de fundações, sapatas e radiers;

Fundações profundas – tubulões, caixões e estacas.

Agora que já sabemos um pouco da função de um espaçador circular para fundações, chegou a hora de conhecermos os principais modelos deste mecanismo tão importante para a construção civil.

Modelos de Espaçador Circular para fundações

Cada projeto demanda uma especificidade e indicação de espaçador. Por isso, existem dois diferentes tipos. Veja a seguir:

1. Espaçador circular tipo “rolete”

É indicado para fundações rasas e profundas, como estacas moldadas ‘in loco’, parede de diafragma, caixa e bloco.

O espaçador circular para fundações tipo rolete é amplamente utilizado para permitir maior área de contato com o solo para deslizar os elementos com mais facilidade.

Devido à sua abertura, o produto pode ser colocado após a armação da ferragem, sendo que para o travamento é necessário utilizar um alicate ou turquesa.

Além disso, o produto possui um sistema de travamento eficiente para garantir o correto cobrimento. Trava e não solta.

2. Espaçador circular ‘tipo rolete’ para centralizar

Como a finalidade de todos os espaçadores é posicionar e auxiliar na descida das armaduras, há também o espaçador indicado para centralizá-las.

O modelo com abertura lateral é muito utilizado para poste (redondo) e estaca de concreto pré-fabricados.

Por que adquirir dispositivos para a armação do concreto?

Os espaçadores plásticos possuem grande importância para a construção. Entre suas diversas funções, está a proteção do aço contra a oxidação e ferrugem.

Com certeza isso gera preocupação para quem planeja uma obra sem problemas futuros e preza muito pela estética também.

Embora seja extremamente firme, o concreto é um material delicado de se trabalhar. É preciso muito mais cuidado na execução para proporcionar o resultado esperado e prolongar sua vida útil.